O IFMUNDO possui um conjunto de REGRAS que devem ser observadas pelos representantes dos países. Leia abaixo uma descrição da dinâmica do evento.
Este ano, cada campus escolherá os temas dos comitês. Serão produzidos material de estudo para 7 temáticas de relevância global. Cada comitê desenvolverá suas atividades numa sala própria. A mesa diretora realizará a mediação entre os debatedores, podendo, a seu critério, seguir a lista de oradores pré-definida ou liberar a moderação para que os documentos possam ser produzidos de maneira mais livre. Os representantes de cada país deverão identificar-se à mesa para sinalizar seu interesse em participar dos debates, compondo a lista de oradores. O fluxo dos trabalhos pode ser modificado através de moções ou questões postas pelos delegados, cujo mérito pode ser decidido pela mesa. Além disso, com o objetivo de inserir novos elementos para a dinâmica do comitê, podem ser instauradas crises e intervenções externas com alguma afinidade com o tema, de modo a agregar valor às discussões.
Os diretores-mediadores das mesas terão um assistente, que será escolhido e treinado para auxiliar a condução dos trabalhos da mesa diretora. Caberá aos diretores (estudantes coordenadores de salas de simulação) a organização e o tempo do debate, além das propostas de questões que aprofundem o tema geral. O eixo temático, os pontos a serem debatidos e as regras de debate serão disponibilizados a partir da segunda quinzena de abril. No momento da simulação, a mesa diretora reconhecerá os interessados em discursar, adicionando-os à Lista de Oradores. O debate pode continuar de maneira moderada, quando a mesa cede a palavra aos delegados durante período determinado, ou de maneira não moderada, quando os delegados transitam livremente pelo comitê, tendo maior liberdade de negociação. O comitê se pauta pelo decoro e respeito, devendo os diretores organizarem o fluxo do debate, inclusive respondendo às questões, moções ou dúvidas dos delegados.
Os estudantes do Ensino Médio atuarão como delegados de países. Esses delegados serão instigados a refletir sobre a posição do seu país em relação à temática e a proposta para estudo.
Além disso, os delegados deverão defender a posição oficial de seu país independente de suas convicções pessoais. Os alunos se comportarão como representantes dos países ou instituições, numa simulação em que os interesses de cada ator devem corresponder à política externa de quem ele representa, podendo ser de um país, uma organização ou uma figura pública. Antes da abertura do evento, os delegados devem apresentar impresso o seu Documento de Posição Oficial (DPO), detalhando o posicionamento de sua representação sobre o eixo temático. O trabalho dos comitês será dividido em sessões. Na seção final, denominada Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), cada comitê apresentará suas conclusões e proposições em carta aberta à comunidade.
O comitê de imprensa será responsável por gerir e publicar as informações dos demais comitês. Seus membros atuarão como repórteres, oferecendo notícias, divulgando entrevistas e fotos sobre o que está acontecendo.
Cada comitê terá 15 países obrigatórios e, pelo menos, 12 opcionais, obedecendo as normativas de relevância global e da diversidade cultural e geográfica, em conformidade com o art. 23 da Carta da ONU, cujo critério é “a contribuição dos Membros das Nações Unidas para a manutenção da paz e da segurança internacionais e para os outros propósitos da Organização e também a distribuição geográfica equitativa”. A seleção dos grupos que representarão os países será feita pelos organizadores do evento de cada campus.
Esperamos a participação de cerca de 3500 estudantes, contando com membros comunidade externa ao Instituto Federal. Estes últimos serão compostos por alunos do Ensino Médio, escolhidos por uma comissão formada por professores das escolas participantes. Após a simulação interna, escolheremos, dentre os delegados, os embaixadores do IFNMG para representar nossa escola na MINIONU, que ocorrerá em outubro de 2018, na PUC-Minas Campus Coração Eucarístico.