Regras

ATORES INTERNACIONAIS / REPRESENTAÇÕES

Os alunos participantes desempenham um papel dentro dos COMITÊS, onde eles devem representar os interesses do ator (país) a ele atribuído. Sendo assim, os delegados não expressam suas opiniões e sim a política externa de quem ele representa.

LISTA DE ORADORES

O participante interessado em discursar deve sinalizar a mesa diretora com sua placa de identificação, para que ele tenha sua representação adicionada à lista de oradores. Será essa lista que definirá a ordem dos discursos e ela ficará aberta durante as discussões dos tópicos.

DEBATE MODERADO

Moderação feita pela mesa, porém não segue a ordem da lista de oradores. A Mesa, a seu critério, cederá a palavra aos delegados que queiram se pronunciar durante o período do debate moderado.

DEBATE NÃO MODERADO

Facilita o franco intercâmbio de ideias de uma maneira mais direta do que aquela permitida no debate formal. Nesse debate, não há moderação e os delegados podem transitar livremente pelo comitê, contribuindo para a produção de DOCUMENTOS.

QUESTÃO OU MOÇÃO?

Pergunta feita com frequência pela mesa diretora as delegados. As moções são solicitações para modificar o fluxo do comitê, e são de diversos tipos. Já as questões servem para atender as dúvidas dos delegados e manter o fluxo do debate. E só existem três tipos de questões: de Dúvida, de Ordem e de Privilégio Pessoal.

DOCUMENTOS

Antes do evento, cada delegado produz um Documento de Posição Oficial (DPO) e a mesa produz um documento de trabalho chamado de Agenda (apresentando os temas que nortearão o debate).
Durante a simulação, os delegados poderão produzir ou apresentar outros três tipos de documentos: Documento de Trabalho (de caráter informal), Propostas de Resolução (assinadas pelas delegações e representa o desfecho do tópico em discussão e o que o comitê decidiu que será feito em relação ao tema de debate) e Propostas de Emendas às cláusulas da proposta de resolução (são de três tipos: inclusão, exclusão e substituição).

PROCESSOS DE VOTAÇÃO 

As moções, questões, propostas de resolução e documentos produzidos durante a simulação são colocados em votação. Existem dois tipos de votação: por levantamento de placas ou por chamada individual.

DOCUMENTO DE POSIÇÃO OFICIAL (DPO)

Documento impresso de uma página em que o delegado detalha qual será o posicionamento de sua representação sobre o tema a ser tratado no comitê do qual faz parte. Ele deve conter quais as ações adotadas pelo mesmo diante ao tema do comitê.

DECORO

O excesso de conversas paralelas, o não cumprimento das regras, as ofensas pessoais, o mau comportamento, entre outras posturas equivocadas são consideradas quebra de decoro. Quando o diretor ordena que os participantes mantenham o decoro, ele está pedindo para retornarem a postura correta do ambiente diplomático.